Um protesto contra o presidente da República Jair Bolsonaro, ações alusivas ao fascismo e de cunho racista está sendo programado para o próximo domingo (07). A concentração irá acontecer na Praça Alencastro, às 15h. Depois, os manifestantes devem caminhar pelas avenidas Getúlio Vargas e Barão de Melgaço e realizar ato público na Praça Ipiranga, na região central de Cuiabá.
O ato está sendo organizado pelo Facebook, na página #ForaBolsonaro-Cuiabá. Até às 16h25 desta segunda (1º), 620 internautas haviam confirmado a participação e 1,1 mil declarado interesse em participar.
A organizadora do ato, Analu Melo Ferreira, reforça que os participantes devem tomar os devidos cuidados por conta do novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, recomenda uso de máscaras, uso de álcool em gel e o distanciamento entre os manifestantes.
“Como os eventos recentes (ou nem tão recentes assim) em torno do governo do presidente Jair Bolsonaro vêm colocando não somente a frágil democracia brasileira em risco como também a saúde da nossa população, chegou a hora de mostrar que nós não aguentamos mais.
Bolsonaro não vai descansar enquanto não acabar com os povos indígenas, com as vidas negras, com as mulheres, com o povo LGBTQI+ e por isso nós precisamos fazer algo. Não dá mais para nos calar – eu, pelo menos, não consigo”, diz a convocação no Facebook.
“Nessa ato teremos que tomar todos os devidos cuidados por conta do coronavírus. Por isso, todas e todos usando máscaras, tragam álcool em gel e mantenham-se distantes uns dos outros. O momento não é o mais propício para uma manifestação, nós sabemos, porque o ideal seria que todos pudessem ficar protegidos em casa. Só que essa não é a realidade do povo brasileiro, que se vê forçado a sair para trabalhar, pois falta comida na geladeira, enquanto o nosso representante, que deveria proteger essas pessoas, faz pouco caso da vida delas.
É hora de mostrarmos que não estamos confortáveis com vidas sendo descartadas assim. Nós viemos para a rua porque eles foram nos matar em casa! Esperamos contar com vocês!”, completa a convocatória.
O evento em Cuiabá acontecerá uma semana após o ato organizado por torcidas organizadas, na avenida Paulista, em São Paulo. O grupo que criticava o racismo, fascismo e o presidente Bolsonaro e que gritava “Democracia” se chocou com manifestantes pró-governo. Hoje, o presidente da República pediu para seus apoiadores evitarem manifestações no próximo final de semana.