A exuberância da natureza do rio Guaporé continua intacta. A diversificada flora e fauna, encontrada em abundância, vêm atraindo turistas em busca de tranquilidade, perante um cenário ímpar da Amazônia.
“A região vem sendo descoberta por turistas amantes da natureza”, informou Antônio Vaz (Totonho), exímio conhecedor da geografia do rio Guaporé. Há 25 anos vivendo e trabalhando em fazendas, Totonho nos ensina que o rio Guaporé (cujo nome em tupi-guarani, significa cachoeira no campo) tem sua nascente na fazenda Branca, na tríplice divisa dos municípios Tangará da Serra, Vale do São Domingos e Jauru. A uma altura de 800 metros, o rio corre em direção oeste de Mato Grosso, desenhando a fronteira natural entre Brasil e Bolívia, percorrendo 1.716km e, por fim, deságua no rio Mamoré, no município de Costa Marques (RO).
Este paraíso composto por Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, é ideal para a prática de diversas atividades, para quem curte o contato com a natureza, tais como a pesca esportiva, o ecoturismo e turismo cultural. E para atender o público – que cresce anualmente, ao longo do leito há uma boa infraestrutura receptiva, com pousadas, barcos-hotéis, vilas de pescadores, embarcações com piloteiros e guias de pesca.
De interesse turístico, o rio Guaporé também abriga espécies de mamíferos aquáticos únicos da Amazônia, como o boto-tucuxi e o peixe-boi, além de ariranhas, jacarés e tracajás que todos os anos povoam as praias guaporeanas de vida, na época das desovas.
Não é necessário muito esforço para encontrar junto às margens do rio, animais como porco do mato, capivara, tartarugas gigantes e até mesmo onça-pintada.
Prova dessa riqueza sem tamanho, está o flagra, registrado por moradores, da visita de uma onça-pintada ao condomínio Recanto do Guaporé, às margens do rio.

Às margens do Guaporé, há grandes áreas de preservação, tal como o Parque Estadual da Serra do Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santidade Trindade/MT, que ocupa uma área significativa de quase 159 mil hectares, e o Parque Nacional Noel Kempff Mercado, na Bolívia, uma das maiores unidades de conservação das Américas, com 1,6 milhões de hectares. A fauna e a flora são das mais diversificadas do planeta.
Um dos pontos de maior atração do Parque Estadual, que tem acesso gratuito, é a cachoeira dos Namorados, com uma queda de 70 metros, formando um lindo lago de água cristalina, convidativo para momentos de lazer.

Agências de turismo e Projetos de avistamento de onça vêm chamando atenção para a região, visto que os turistas poderão contemplar o terceiro maior felino do mundo, de forma segura, ao mesmo tempo, protegendo e conservando o animal, que muitas vezes é alvo de execução de fazendeiros ou ostentado como troféu por caçadores.
Vale a pena desfrutar desse paraíso ecológico, fincado no rio Guaporé.