O Cuiabá é o 11º colocado na tabela de classificação do returno do Campeonato Brasileiro. Em 5 jogos disputados até o momento, o Dourado contabilizou apenas uma vitória, 2 empates e 2 derrotas, chegando, portanto, a 33% de aproveitamento.
O empate em 0 a 0 diante do Santos no último domingo (28), em casa, recolocou o clube auriverde na zona de rebaixamento, com os mesmos 24 pontos do Coritiba. O clube paranaense, porém, leva vantagem no número de vitórias (7 a 6) – primeiro critério de desempate.
Desde o início da competição, o clube ainda não engrenou uma sequência positiva que possibilitasse o distanciamento da zona da degola. Nos últimos jogos, a equipe tem apresentado volume de jogo, porém os resultados não têm aparecido.
Na coletiva pós-jogo contra o Santos, o treinador António Oliveira comentou esse detalhe e classificou o empate sem gols como injusto. “Hoje, o Cuiabá foi muito superior à equipe do Santos, fez um grande jogo de futebol e cumpriu aquilo dentro do plano estratégico que lançamos para os jogadores”, disse.
A superioridade citada pelo comandante é vista nas estatísticas dos confrontos contra Atlético-GO e Santos. Nesses dois jogos, o Cuiabá finalizou um total de 44 vezes contra a meta adversária. Quatorze desses chutes foram em direção ao gol e apenas um convertido em tento – a cabeçada de Rodriguinho em Goiânia.
Faltando 14 jogos para encerrar o campeonato, o clube começa a acender a luz amarela e ficar de olho nos adversários diretos na luta contra o Z-4. Na última edição, o Cuiabá também brigou para não cair e só confirmou sua permanência na Série A na última rodada.
O próximo confronto do time mato-grossense pelo Brasileirão é contra o São Paulo, na Arena Pantanal, neste domingo (4), às 18h (de MT). O clube paulista deve vir à capital com um time mesclado, já que o jogo de domingo é entre as duas partidas da semifinal da Copa Sul-Americana.