SEMA contará com imagens de satélite em tempo real

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) passará a contar, nos próximos dias, com um moderno serviço de imagens por satélite que permitirá o monitoramento ambiental preventivo, que gera alerta de desmate e auxilia o trabalho de fiscalização no combate ao desmatamento ilegal em tempo real.

O sistema de detecção de desmatamento em tempo real, com imagens de alta resolução, chamado Imagens Planet, foi lançado ontem (14) e ainda depende de detalhes, como a capacitação de servidores para operar o mesmo, para então se tornar plenamente operacional e ajudar na prevenção e combate aos desmatamentos ilegais no estado.

De acordo com o chefe do escritório regional da Sema em Rondonópolis, José Olavo Pio, o governo do estado teria firmado uma parceria com a empresa SCCON, o que lhe permitirá ter acesso à imagens de satélite que, por sua vez, permitirá a cobertura diária de todo o estado em tempo real, com imagens em alta resolução.

“O objetivo, com isso, é potencializar o combate ao desmatamento em Mato Grosso. Essas imagens vão nos permitir acompanhar os casos no mesmo momento em que eles acontecem. A empresa ainda dará todo o treinamento e capacitação para os funcionários da Sema e para todos os órgãos ambientais, para que eles possam estar utilizando no combate ao desmatamento. O interessante é que o satélite nos dará o polígono, ou seja, ele nos mostrará a área com coordenadas geográficas, tudo certinho”, informou.

Ainda de acordo com José Olavo, o pessoal do escritório local da Sema ainda deve ser capacitado para operar o novo sistema em breve e ele alerta aos donos de propriedades rurais, principalmente, para que evitem fazer desmatamentos, pois a fiscalização ficará mais eficiente a partir de agora. “Pedimos que estes que estiverem pensando em fazer algum desmatamento, que procurem fazer isso de forma legal, vindo até a Sema e conversando com nossos técnicos, buscando orientações sobre se aquela região está apta para o desmate. Isso desde uma árvore até grandes extensões. Até mesmo uma limpeza de pastagem depende de uma análise e autorização, pois a pessoa pode suprimir uma árvore nativa, ou um babaçu, ou coisa assim, e tem que vir aqui e tirar uma licença específica para isso”, explicou José Olavo Pio.

Com a implementação da nova tecnologia, ele promete que a fiscalização contra os desmatamentos será intensificada na região coberta pelo escritório local da Sema. “Nós já vínhamos fazendo um trabalho forte de fiscalização, principalmente na região do Pantanal, mas agora nós vamos intensificar ainda mais com a nova ferramenta”, concluiu.

O desmatamento sem a autorização do órgão ambiental competente é considerado crime ambiental e é punido com a apreensão do maquinário usado no ato e a interdição da área, assim como a pessoa responsável pode ser detida pela polícia, terá que responder processo criminal e ser condenada ao pagamento de pesadas multas.

Fonte: A TRIBUNA

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.