Esposa disse que só houve sepultamento e que regras de segurança foram cumpridas
Um vídeo gravado pelo prefeito de Cáceres Francis Maris (MDB) – e que está circulando nas redes sociais – gerou revolta entre os familiares do ex-reitor da Unemat Adriano Silva, que faleceu, no último dia 4, vítima da Covid-19 (novo coronavírus).
Na gravação, o prefeito diz que o velório de Adriano foi “um grande problema” ao Município. Para conter o avanço da doença, há um decreto proibindo a realização de velórios na cidade.
“O velório, sepultamento do professor Adriano, infelizmente, as pessoas foram para se despedir, para prestar solidariedade à família. Resultado: já temos mais de 10 ou 15 pessoas contaminadas. Pegaram [o vírus] no velório”, disse o prefeito.
“A esposa do Adriano testou positivo, os filhos também e aumentou muito nossos números na cidade em função disso aí”, emendou.
“Mentira e irresponsabilidade”
Em uma nota publicada nas redes sociais, a viúva de Adriano, Anelise Dolores, afirmou que a família recebeu as declarações do prefeito com indignação. Ela classificou o vídeo como “irresponsável”.
Ao contrário do que foi alegado pelo prefeito, Anelise garantiu que o corpo de seu esposo não foi velado, tendo havido apenas o cortejo.
“Nós realizamos um cortejo onde todos ficaram em seus respectivos veículos. Todos que desceram, durante o enterro, respeitaram as normas de segurança, como uso de máscara e distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde”, escreveu.
Ela disse ainda que, todos os que tiveram contato com o ex-reitor foram submetidos a testes de Covid e os resultados foram negativo. A exceção dela e do casal de filhos, que contraíram a doença.
Na publicação, Anelise ainda divulgou uma relação com o nome de todos aqueles que participaram do sepultamento.
“Aproveito para deixar minha indignação e tristeza, pois nem diante de um acontecimento tão trágico para a nossa família, o atual prefeito respeita nossa dor. Por favor, parem de falar inverdades e respeitem nosso luto”, disse.
Por fim, ela ainda questionou o prefeito sobre as medidas de isolamento social que estariam deixando de ser adotadas na cidade e citou pontos do Município que registram intensa circulação de pessoas.
“Quero ainda fazer um questionamento: por que na Praça Barão do Rio Branco, na orla do Rio Paraguai e nos bares da cidade vemos tantas pessoas aglomeradas, sem se importar com o uso da máscara ou com o respeito ao distanciamento social? O que está sendo feito aqui em Cáceres contra a disseminação deste vírus maldito que acabou tirando de nós quem mais amamos neste mundo?”, questionou.
Fonte: Mídia News