Incêndio consome 800 hectares de parque estadual; fazendeiro é suspeito, Bombeiros dizem que fogo já foi controlado, mas nova fiscalização deve ser feita no local.

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Cristalino II, entre os municípios de Novo Mundo (785 km de Cuiabá) e Alta Floresta (a 800 km da Capital), desde o último sábado (13). Informações preliminares apontam que o fogo começou após uma queimada controlada não autorizada, feita por fazendeiros da região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado. No entanto, os militares precisaram trabalhar por quase dois dias para conter as chamas. A suspeita é que um fazendeiro da região tenha começado o fogo, após uma queimada controlada não autorizada.

O fogo consumiu mais de 800 hectares do parque, que fica em uma área de preservação ambiental.

Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Polícia Judiciária Civil (PJC) já estiveram no local e deverão fazer a notificação do responsável.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros deve ser enviada ao local para fazer uma nova fiscalização.

O Parque Cristalino II, que fica próximo à divisa com o Pará, vive um imbróglio jurídico. A Justiça havia decretado a extinção da unidade, mas o Ministério Público Estadual recorreu da decisão, alegando que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.