ATO EM PROTESTO CONTRA A LIMITAÇÃO DAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS EM MATO GROSSO

No dia 31 de janeiro às 8:00h, na praça ULISSES GUIMARÃES, em CUIABÁ/MT, ocorreu o ato denominado “SANGUE INDÍGENA – NENHUMA GOTA A MAIS”. O ato faz parte de uma campanha liderada, nacionalmente, pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e, no estado Mato Grosso, organizada pela FEDERAÇÃO DOS POVOS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DE MATO GROSSO (FEPOIMT) e FÓRUM MATO-GROSSENSE DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (FORMAD).

As principais exigências foram a permanência da FUNAI no Ministério da Justiça (a não transferência da FUNAI para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos); a aceleração na demarcação das Terras Indígenas (TI), sob a tutela do Ministério da Justiça;

Em Cuiabá, o ato foi conduzido pelos indígenas: Xavante CRISANTO RUDZ TSEREMEY’WÁ, presidente da FEPOIMT, também conhecido como CRISANTO XAVANTE, LÚCIO XAVANTE. Participaram do evento NELSON BORGES do PT, representantes da CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT), da UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA (UJC), do DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DA UFMT, do MOVIMENTO LGBT representado por CLÓVIS e da COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTO ANTONIO DE LERVEGER.

O evento foi pacífico reunindo aproximadamente 40 pessoas e teve o encerramento às 10:30h.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.